quarta-feira, outubro 18, 2006

Ceguinha da alma

O nosso inconsciente está sempre mto mais à frente. Então não é que cada post que escrevo se me é devolvido sob várias formas nos dias seguintes? falava eu dos maus costumes - dos meus, claro - aqui - e só - no blog... e o psicólogo - que não lê o meu blog - pergunta-me quase em forma de afirmação, mas com o toque de dúvida e de pergunta aberta para não ser muito agressivo, como se eu não percebesse que, como quem não quer a coisa, quer dar-me uma "trolitada" nas orelhas mas sem que eu me dê conta para não lhe oferecer muita resistência e poder assim ficar KO de uma cajadada só: "Ficou com pena de si própria..." (silêncio perante a minha cara de "deves querer levar", mas muito bem disfarçada, convenço-me eu) "Não sei, se calhar não foi isso..." (continua ele, com o ar mais descontraído do mundo)" se calhar, sei lá.... (cabrão!) Há sempre alguém que me devolve as minhas questões sem que eu as ponha. Quase que me sinto um livro aberto. Quando andava a pensar no que fui, no que sou e no que (a)pareço, aparece o D.C. que me diz "Quem te viu e quem te vê!" Como sabia ele que me andava a questionar sobre o que via e o que vejo em mim? Agora falo em maus costumes tão tugas, como a depressão que interiorizamos e choramos, para sermos os bonzinhos e as nossas queixinhas serem alvo de absolvição... e, no dia seguinte, dizem-me que tenho pena de mim. Mas eu nem falei nisso!! Ando a pre-ver o que me vão dizer no dia seguinte. Andam a pre-sentir o que eu sinto. Estou, paranoicamente falando, cercada! pelo meu inconsciente, que salta (literalmente) à vista... ou pelas questões que vou tornando corajosamente - passo intencionalmente a modéstia - conscientes!

Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena... E eu posso valer essa pena. Ou será que não? ok, n era bem dessa pena que o poeta falava... ok, ok, não batam mais no ceguinho!

5-1 (caguei! mais uma "trolitada" no ceguinho, de mim para mim...)

P.S. Impressionante como precisamos de um espelho que nos devolva a imagem. A nossa. Obrigada D.C.. Obrigada Dr. F.. Por não me deixarem ser ceguinha da alma durante muito tempo.

P.S. 2 - Será que o Fernando - o Pessoa - também tinha pena dele próprio?

1 Comments:

At 18/10/06 20:30, Blogger Niusha said...

Porque simplesmente adoro como escreves.

Rita, o sr.Pessoa nao tinha tempo para ter pena dele proprio... com a carrada de Heteronimos que tinha que sustentar...

 

Enviar um comentário

<< Home