sexta-feira, outubro 30, 2009

Liberdade

Todas as relações são de poder. Quem manda, quem tem razão, quem é bom, quem é melhor, quem fez bem. Quem se submete, quem está errado, quem é mau, quem é pior, quem fez mal. Umas vezes a bola está de um lado, outras vezes do outro. Partilhamos o campo quando desistimos de competir. Deixamos de jogar no campo da vida. E tornamo-nos livres.

terça-feira, outubro 20, 2009

Da (des)empatia

Há pessoas com a incapacidade de se colocar nos sapatos dos outros, eventualmente por calçarem números diferentes. Mas há pessoas que se recusam a calçar os sapatos dos outros simplesmente por não os considerarem à sua altura. É vê-las do alto do seu salto a mandar biqueiradas a torto e a direito... cheias de calos e joanetes, (escondidos) claro!

Será isto a antipatia?

segunda-feira, outubro 19, 2009

Abotoada

Os botões também têm casas... casas, colos, abrigos. Às vezes entram na casa vizinha e andam trocados... às vezes caem e perdem-se... às vezes são trocados por outros. Imagino que gostem de estar nas suas casas. E a verdade é que, quando um botão encontra a sua casa, deixa-nos mais quentinhos... Já um botão "desapertado" deixa entrar o frio... Às vezes o calor... Com o calor o botão gosta de estar fora da sua casa... que se encontra ali a dois ou três dedos de distância. Abotoar e desabotoar os ditos botões tem que se lhe diga... Não se põe e dispõe de um botão assim sem mais nem menos! Basta estarmos sozinhos com eles para percebermos isso...

sábado, outubro 17, 2009

A casa e o botão

Hoje estive com os meus botões, mas não sei se consegui desabotoá-los...

(mais tarde explorarei este tema)

terça-feira, outubro 13, 2009

Como quem fica a olhar

Náusea. Vontade de nada

NÁUSEA. Vontade de nada.
Existir por não morrer.
Como as casas têm fachada,
Tenho este modo de ser.

Náusea. Vontade de nada.
Sento-me à beira da estrada,
Cansado já no caminho
Passo pra o lugar vizinho.

Mas náusea. Nada me pesa
Senão a vontade presa
Do que deixei de pensar
Como quem fica a olhar...

(Fernando Pessoa)


Às vezes deixamos de pensar como quem fica a olhar...

terça-feira, outubro 06, 2009

Reset

Quando o corpo avaria, é uma boa oportunidade para reiniciar...