segunda-feira, janeiro 01, 2007

2007

Escrever 2007... Lembro-me que, em todos os meus anos de escola, me era estranho escrever a data nos cadernos ou nos testes quando o ano mudava... Saía sempre da caneta o ano anterior, como se a própria fosse resistente à mudança... O ano mudava, mas a mudança dentro de mim era mais lenta do que os ponteiros do relógio ou os dias do calendário. Poderia chamar-lhe dificuldade de separação das coisas que teriam ficado para trás ou simples processo de adaptação à nova realidade, com tudo o que implica, incluindo o luto do defunto ano. A verdade é que as mudanças internas são as mais difíceis de realizar e não acompanham muitas vezes o ritmo do passo das que lhes correspondem no exterior, sejam elas impostas pela realidade como a mudança das estações, ou mediadas por qualquer decisão que tomamos. Mudar por dentro para depois mudar por fora seria o ideal e algumas vezes é possível. Mas quantas vezes, e este exemplo é para as meninas, não vamos ao cabeleireiro para mudar por fora, quando a necessidade é bem mais profunda do que isso? Pois ajuda ficarmos giras :P Um exemplo pobrezito, mas a ideia é bem maior e abrangente. Posso separar-me de ti hoje porque tem de ser, mas levar horas e dias e meses e... a separar-me de ti por dentro. Por isso, 2006!, despedi-me disposta a separar-me de ti e dos que te antecederam e a levar-te comigo, mas arrumadito nas gavetas dos assuntos resolvidos. 2007 vai levar algum tempo a ter lugar dentro de mim, mas será seu de direito... Dou-lhe espaço em mim e, sobretudo... liberdade para ser criativo!

E agora dormir! Mais descansada com o "quarto das aparências" arrumado. O "quarto das essências" sente-se mais tranquilo e com mais força para acordar amanhã e abrir os olhos à luz do sol. :)