quinta-feira, novembro 23, 2006

Realidades

Sempre considerei a capacidade de tirar os pés do chão e os sonhos da terra uma dificuldade minha, pelo perigo eminente que espreita, como crocodilos que se passeiam pelas águas da vida. Paradoxalmente, às vezes fecho os olhos à realidade para não doer. Ou para não sentir a dor, porque ela não desaparece por lhe fecharmos os olhos. Está lá e ocupa espaço.

Era uma vez uma menina de 13 anos, que, quando lhe perguntavam o que queria ser quando fosse grande, respondia "psicóloga". Querer ser psicóloga, agora sei, é ser crescida o suficiente para olhar para a realidade dos sentimentos de frente e tentar dar-lhes nome, sentido e lugar. Numa única palavra, é sentir. Sentir com o outro. No caminho até ser psicóloga, é fundamental sentir comigo para ser capaz de sentir com o outro. Comigo descubro medos, angústias, frustrações e desejos. Que também estão no outro, mas não vou olhar para ele antes de olhar para mim. Entretanto, olho para mim há alguns anos e ainda não sou psicóloga. Será que é porque ainda não sou "grande"?

Depois há a vontade de fugir. Aquela vontade que nos fecha os olhos. A vontade de ir à luta quando as portas que se abrem se fecham logo a seguir fica comprometida como uma criança que fez uma asneira e logo a seguir mete o rabinho entre as pernas e se fecha no quarto. Quero crescer. E, quando cresço e dou de caras com a realidade que parece não ter espaço para todos, quero voltar a ser pequena. Para, quando me voltarem a perguntar "o que queres ser quando fores grande?", poder responder "Psicóloga". Afinal sempre consigo tirar os pés do chão... ingenuamente...

2 Comments:

At 24/11/06 01:20, Anonymous Anónimo said...

E Essa É A Vantagem da Ambição....
Podemos Não Chegar À Lua...
Mas pelo Menos Tirámos os Pés do Chão!
EU ACREDITO QUE TÁS QUASE LÁ!!!!

Ni

 
At 26/11/06 11:01, Blogger Miguel said...

Sonha..apesar dos crocodilos
Sente apesar da dor
Entrega-te à vida apesar de sonhos desfeitos e dores passadas
Acredita..cresce sem medo e conserva a menina de 13 anos, também

 

Enviar um comentário

<< Home