quarta-feira, março 21, 2007

Desprezo

Há coisas que prezamos e coisas que não. E há coisas que desprezamos. Desprezar deve ser... prezar com desdém. Porque quem está contaminado por experiências pouco aprazíveis e não consegue prezar, tem de prezar de forma pervertida. Investe o objecto pela negativa e preza com toda a sua panóplia de raivas e ódios. Preza, assim, com desdém. E diz o povo que quem desdenha...

Por outro lado, quem não consegue prezar, não consegue guardar. Donde quem transborda de frustração na vida e não consegue guardar mais, tem de atirar para as costas dos outros - ou mesmo à cara - tudo aquilo de mau que já não tem lugar dentro de si e o envenena. E chega-nos em forma de desprezo. É como se nos dissesse: "Eu prezo-te, mas com todo o meu ódio, porque o tenho de sobra dentro de mim. Escolhi-te como objecto. Do meu ódio, porque não consigo amar."

Prezo-te. Prezo-me. O meu prezo por mim não me permite assumir o teu desprezo como parte de mim. É teu.

3 Comments:

At 29/3/07 09:58, Blogger Miguel said...

Apesar (ou por isso mesmo) do auto--desprezo, prezo muito ler-te.

Arriba!

 
At 2/4/07 01:17, Blogger Phil said...

este desprezo não é meu. felizmente, tenho a capacidade de prezar. prezo escrever-me e tb prezo ler-te ;) Preza-te tb!

 
At 12/4/07 09:56, Blogger Rafa said...

Prezo muito o teu blog...até tomei a liberdade de incluir uma citação tua num dos meus posts.
Um abraço e continua o bom trabalho.

 

Enviar um comentário

<< Home